segunda-feira, 22 de março de 2010

Exercícios Extras - 3os anos.

1. (FATEC) No século XIX, a Inglaterra pressionou diversos países para acabar com o protecionismo comercial e com a existência do trabalho compulsório. Esta situação culminou, em 1845, com o "Bill Aberdeen". Neste contexto o Brasil sancionou, em 1850, a "Lei Eusébio de Queirós" tratando:
a) da extinção do sistema de parceria na lavoura cafeeira;
b) da manutenção dos arrendamentos de terras;
c) da extinção do tráfico indígena entre o norte e o sul do país;
d) da manutenção do sistema de colonato na lavoura canavieira;
e) da extinção do tráfico negreiro.

2.(FATEC)
"De pé ficaremos E com firmeza juramos quebrar tesouras e válvulas E pôr fogo às fábricas daninhas.
"(Canção dos quebradores de máquinas do séc. XIX, citada por Leo Huberman. História da riqueza do homem.1979)
O movimento representado nessa canção denominou-se:a) Liberalismo: defendia a idéia de que todas as nações deveriam implantar a liberdade de comércio e a destruição das máquinas.b) Anarquismo: a maior parte de seus seguidores aponta Deus, o Estado e as máquinas como os maiores inimigos da liberdade humana.c) Cartismo: originou-se de um documento chamado Carta do Povo, no qual, entre outras coisas, estava a defesa do sufrágio universal masculino e o voto secreto, além da destruição das máquinas, maiores concorrentes dos trabalhadores da época.d) Socialismo: conjunto de doutrinas que defendia uma melhor distribuição da riqueza produzida pelo trabalho nas fábricas.e) Ludismo: seus seguidores acreditavam que os responsáveis por sua miséria e desemprego eram as máquinas e passaram a destruí-las.
3.(FESP) Assinale a alternativa que não contém uma característica referente ao período do Segundo Reinado (1845 - 1889):
a) fim do tráfico negreiro;
b) elaboração da primeira Constituição brasileira;
c) domínio do café no quadro das exportações brasileiras;
d) início da propaganda republicana;
e) participação na Guerra do Paraguai.
4..(PUC) A base da economia brasileira durante a Primeira República foi o café e isto se deveu:

a) À mudança de regime político, à liberdade de ação dada aos proprietários pela Constituição e aos assalariados italianos;
b) Ao incentivo dado aos plantadores de café, á aceitação do nosso produto pela Inglaterra e à libertação dos escravos;
c) À decadência da industrialização, à Guerra de Secessão dos Estados Unidos e à decadência da mineração;
d) À qualidade das terras, ao clima favorável, à imigração européia e à aceitação do nosso produto no mercado externo.
e) n.d.a.
5.Leia um trecho do Manifesto Comunista de 1848, de Marx e Engels:
"A sociedade moderna burguesa, surgida das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classes. Apenas estabeleceu novas classes, novas condições de opressão e novas formas de lutas em lugar das velhas. No entanto, a nossa época, a época da burguesia, possui uma característica: simplificou os antagonismos de classes. A sociedade global divide-se cada vez mais em dois campos hostis, em duas grandes classes que se defrontam - a burguesia e o proletariado."
(Karl Marx e Friedrich Engels. "o Manifesto Comunista". Tradução.Rio de Janeiro: Zahar, 1978, p. 93)
O socialismo científico de Marx e Engels teve grande repercussão na prática revolucionária da classe operária nos séculos XIX e XX. No texto, os autores enfatizam um dos princípios fundamentais desse socialismo, conhecido por teoria da luta de classes. Ainda neste período novas doutrinas sociais irão surgir, quer à esquerda, quer à direita no espectro ideológico, tais como o Anarquismo, o Catolicismo Social, o Sindicalismo, etc... Identifique nas alternativas abaixo a única que NÃO está enunciada de forma correta:
a) O Socialismo Científico ou Marxismo foi decisivo nas Revoluções do final do século XIX e que acabaram sendo bem-sucedidas na montagem de Estados Socialistas.
b) O Sindicalismo representou uma postura reformista no movimento operário, abrindo possibilidades de novas conquistas sociais e trabalhistas ao proletariado europeu.
c) A Doutrina Social da Igreja, introduzida pela Encíclica Rerum Novarum representou uma tentativa de conter os excessos do capitalismo e promover uma forma de justiça social.
d) O Anarquismo representou uma proposta de ação revolucionária direta que pretendia alcançar uma sociedade coletivista e mais justa sem atravessar o estágio socialista apresentado pelos marxistas.
e) O surgimento de inúmeras doutrinas de caráter social acabou por fracionar enormemente a classe trabalhadora e dificultar uma ação revolucionária mais imediata ou direta.

Um comentário:

Pablo Torri disse...

Pô professora, deixou muitos exercícios pro final de semana.

Pessoal do 2º ano, to vendendo meu caderno de História do ano passado com todas as tarefas prontas :)
entrar em contato pelo blog:
http://07sea.blogspot.com/