domingo, 3 de abril de 2011

gabarito - 3o.ano p.532

1.A população brasileirA NÃO participou da proclamação da república, apebas assistiu os acontecimentos. A palavra público foi utulizada no sentido de espectador. Ao mesmo tempo, nas decisões e discursos havia a preocupação com a "ordem"pública, mas não com a inclusão social, política e econnômica das camadas populares.
2a. Dois momentos importantes na década de 20 são a fundação do PCB, cuja proposta era organizar a luta de classes operária que levasse ao socialismo e o outro foi o levante do forte de copacabana, mov. militar que tinha por objetivo derrubar a política oligárquica.
2b.A cidade de SÃO PAULO conheceu um grande crescimento populacional e economico, tendo em vista ser o ponto de concentração economica, posssuir as ferrovias e isto convergiu a dinamização do comércioe atraiu a mão de obra, acelerando as migrações internas o que estimulou ainda mais a industrialização.
3a. a greve de 1917 foi a maior mobilização do proletariado na 1a, república, sendo dirigida pelos anarquistas pretendia organizar os operários e suas reivindicações.
3b.a repressão à greve foi violenta e autoritária.
3c. a imprensa operária publicava divrsos jornais, muitos deles escritos na lingua da maioria dos operários. Estes serviam como veículos de difusão das ideias operarias.
4a.o coronel exercia um papel importante na sociedade e na politica. O caráter não secreto permitia que a fidelidade fosse verificada.
4b.o movimento tenentosta surgido no exércitoe o movimento operário, agrupado especialmente em torno do movimento anarquista e depois do PCB.]
5.A POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE caracterizava-se pela alternancia de paulistas e mineiros na presidencia. Isto era possível graças a força das ologarquias e das práticas coronelistas.
6.B
7.o convênio de Taubaté, estabelecia a compra de café pelos estados deSão Paul, Rio de Janeiro e Mninas por um preço mínimo estabelecido.
8.b
9.d
10.d
11.a charge refere-se a política do café com leite, pela qual são paul.o e minas revezavam-se no poder. O domínio de paulistas e mineiros se materializava no controle da presidencia e da CÂMARA DOS DEPUTADOS, o que possibilitava que a política econômica do país priorizasse os interesses desses 2 estados.
12.d

Nenhum comentário: